O medo do parto normal depois de uma cesariana :)

Meninas, todo dia penso e peço a Deus para eu não ter parto normal, não por causa das dores, mas sim pela possivel ruptura da cirugia que é de 0,8% de acontecer.
Já li muito topicos a respeito disso, e tem até um ditado  "uma vez cesariana, sempre cesariana".
Mas o medo toma conta de mim. Conversei com minha medica perguntei se eu podia marcar a data do parto Ela disse que NÂO tenho que espera até os ultimos instantes, pois ao fazer a cirurgia pode ser que o bebe ainda não esteja maduro o suficiente. Ai que eu fiquei com mais medo, e se eu sentir as dores:)
Minha primeira gestação tive parto cesariana, Alycia estava acaixada, mas foi por causa da minha bacia era estreita, não senti dor nenhuma, nem rompimento de bolsa, simplesmente nada.
Mas confiu muito em Deus e ele saberá o melhor para mim né?



Topico Revista Crescer

Uma vez cesárea, sempre cesárea. Você, certamente, já ouviu essa frase. Se o primeiro filho nasceu através de uma cesariana, todos os outros nascerão da mesma forma. As últimas pesquisas, porém, mostram que ter um parto normal após uma cesárea é completamente possível e seguro. A mais recente delas, publicada no Jornal de Ginecologia e Obstetrícia Britânico, mostrou que é possível, sim, ter um parto normal depois de até três cesáreas consecutivas. 

Segundo o obstetra Júlio Sales Barbosa, do Hospital e Maternidade Santa Catarina (SP), o principal motivo para não indicar o parto vaginal após uma cesariana é o risco de romper a cicatriz no útero, geralmente durante o trabalho de parto. Esse fator existe, e não é o único, mas não elimina a possibilidade de um parto normal após a cesariana. “Deve-se colocar na balança as vantagens e as desvantagens de cada gravidez antes de decidir pelo tipo de parto. Para ter um parto normal com tranquilidade, o ideal é que a última cesárea tenha acontecido há mais de dois anos. Esse intervalo é necessário para fortalecer a cicatriz no útero e prevenir uma ruptura uterina”, diz. Outros fatores que impedem um parto normal após uma cesariana são o tamanho da bacia da mulher (se for muito estreita) ou se o bebê tiver mais de 3,5 kg. 

Se o médico avaliar que as condições são favoráveis, e que nem mãe nem bebê correm riscos, a opção é pelo parto normal. A recuperação é mais rápida, você pode amamentar seu filho logo em seguida e as chances dele enfrentar dificuldades respiratórias são menores etc. No entanto, alguns cuidados especiais são necessários. O trabalho de parto não deve ser induzido com remédios. “As contrações uterinas induzidas são mais fortes e mais próximas, o que pode causar o rompimento da cicatriz do útero, além de sangramento, entre outros riscos”, afirma Júlio. Converse com seu médico e decida com ele o que é melhor para você e para o seu bebê. 

As chances de ter um parto normal após uma cesárea são maiores se: 

a cesárea ocorreu porque o bebê não estava encaixado 

As chances de ter um parto normal nesses casos são menores se: 
a cesariana anterior foi realizada porque sua bacia é estreita ou se tomou remédio para induzir o parto

8 comentários:

  1. Oi amiga, não querendo te desanimar, a minha cunhada fez várias ultras e todas diziam que era 90 % de chances de ser menina e no último ultra viu um piu piu menino kkk. Eu tb esperei até o último segundo para saber o meu tipo de parto e conversei muito com a minha obstetra e quase implorei para que fosse parto cesárea kkk e ela disse que tinha possibilidade de ter a ruptura da minha cirurgia anterior e decidiu a cesárea Ufa!

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga não fica assim, Deus sabe de todas as coisas, não adianta ficar sofrendo antecipadamente, sei bem que nós mães sofremos antes mesmo deles nascerem, ficamos pensando em mil coisas. Mais confia que vai dar tudo certo. Tem selinho para vc no Blog. Bjss
    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha eu tive dois PN, e desejei muitoooo que o terceiro fosse tbm, pois claro, a dor é ruim, mas passa....e a recuperação é ótima, vc sai andando hras depois, toma banho sozinha, ja o Noah estava sentado, e foi cesária, para mim foi um trauma, odiei do início ao fim....tive "seroma" e até hj sinto dor, dormência no local, ficou aquela coisa caidinha ali se uso uma calça baixa, pois não posso engordar nem um pouquinho que aparece uahsuahsu pior que queremos mais um baby, e serei obrigada a fazer cesária, ja que vou fazer laqueadura, ja to morrendo de medo :/

    ResponderExcluir
  4. Ai Miga não fica assim não!
    Deus sabe o que faz, eu tive parto normal da Yasmin e realmente a dor é grande, mas passa assim que o bebê nascer!
    Quanto a ruptura se sua médica acha que não tem perigo acho que pode confiar nela!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. querida.....acalme seu coracao ...o melhor vai acontecer e tudo vai dar certo.....bjus

    ResponderExcluir
  6. Confie em Deus e se acalme sei que é difícil porque nesse momento do parto
    dificil vem varias coisas na sua cabeça, eu procurei realmente ficar calma, respirar fundo, fechar os olhos e me acalmar e pedir pra Deus.

    Vitória & Nathan

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai amiga, tive o Lucas cesarea e se tiver outro vou optar novamente por cesarea.
    Você tem que fazer o que sentir no coração e o que for melhor para o bebê1

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Imagino seu medo, mas tente se informar mais sobre isso com sites e blogs que apóiam o parto normal, humanizado, lá vc fica mais tranquila quanto ter um perto normal após cesárea.
    Vc pode tb ter por cesárea, mas aí já sabe como é, já está tranquila quanto a isso.
    Se vc já tem medo, melhor se preparar pro parto normal e se acostumar a idéia, porque se for assim, vc estará mais tranquila.
    Que seja como Deus permitir.

    bjão!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Isso significa que voce gostou.