Toxoplasmose

Oi, amores, seguidores, mamis...
Hoje um assunto que fiquei com medo. Claro, que nenhuma mãe quer que seu filho nasça com problemas né. Então o assunto de hoje é TOXOPLASMOSE.
Na minha consulta de hoje 1/11/12, na entrega de exames para a enfermeira, fiquei sabendo que tive essa doença, que é mais transmitida pelos animais domestico inclusive mais pelos gatos. Mas uma otima noticia NÃO estou com ela neste momento, mas ja adquiri , fiquei mais tranquila e com muitas duvidas para saber o que é isso. Na primeira gravidez tambem não tive, pois comparei os exames. Vamos ver um pouquinho do que é isso?

Oftalmopediatria.com

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoárioToxoplasma gondii, presente em quase todos os animais. Porém é com os animais domésticos que o ser humano deve tomar mais cuidado, por ter um contato mais direto e diário. Apesar de os animais não manifestarem a doença são potenciais transmissores para o ser humano. 
A toxoplasmose é também conhecida como doença do gato por ser normalmente transmitida pelas fezes deste animal. O contato do ser humano, mesmo que indireto, com as fezes infectadas por ovos do parasita é suficiente para transmitir a doença. Ou seja, todo o ambiente onde o gato circula pode estar infectado pelo parasita. Mesmo os gatos bem cuidados não estão livres de serem agentes transmissores, pois eles podem adquirir o parasita ao ingerir carne contaminada, por exemplo.

O ser humano também pode adquirir a toxoplasmose através da ingestão de carne crua ou mal passada e embutidos crus pois o parasita, alojado nas fibras musculares do animal, só é eliminado quando a carne é totalmente cozida, assada ou frita. Frutas, verduras e vegetais crus e mal lavados não estão livres do parasita. Isto ocorre devido ao possível contato da planta com animais e adubos orgânicos (esterco animal). Até mesmo durante o preparo dos alimentos são necessários alguns cuidados. Usar a tábua onde a carne crua foi cortada para depositar ou cortar alimentos que serão servidos crus é o suficiente para que a transmissão possa ocorrer.

Em até 90% dos casos, a toxoplasmose não manifesta sintomas e a pessoa pode nem tomar conhecimento que adquiriu o parasita. Em algumas pessoas os sintomas da toxoplasmose podem ser confundidos com os de uma gripe, em outras, pode apresentar febre diária e gânglios que tendem a ser doloridos e se alastrar pelo corpo. Em duas a três semanas a doença começa a regredir. Por ser transmitida por um parasita que permanece para sempre no organismo, a doença pode voltar, especialmente quando a pessoa diminuir suas defesas orgânicas.


Mulheres que já tiveram toxoplasmose podem engravidar?
Primeira situação - A mulher quer engravidar e não sabe se já teve toxoplasmose:
Neste caso, um exame laboratorial de anticorpos IgG e IgM identifica se a pessoa é positiva ou negativa para toxoplasmose.
IgG positivo identifica pessoa em fase crônica da doença, ou seja, já teve toxoplasmose e o surto (estado agudo da infecção) está contido.
IgM positivo identifica pessoa em fase aguda da doença, ou seja, tem a infecção no momento do exame. 


Segunda situação – A mulher quer engravidar, já contraiu o parasita, recebeu tratamento e o surto foi contido.
Esta paciente pode ficar tranquila, porque adquiriu imunidade contra o parasita. Seu bebê não terá toxoplasmose congênita
A única exceção acontece nas situações em que a mulher é imunodeprimida, ou seja, cujo organismo não é capaz de resistir ao ataque de corpos estranhos. Nessas pacientes, o parasita pode voltar a ativa durante a gestação.

Terceira situação – O IgM deu positivo e vou iniciar o tratamento. Quanto tempo devo esperar antes de engravidar?
O ideal é aguardar até que a titulagem abaixe a níveis de doença crônica. O tratamento de uveíte por toxoplasmose dura no mínimo um mês, portanto, não seria prudente engravidar neste período.




Meninas fiquem ligadinhas, e tambem para aquelas que pretendem engravidar, ou já esta gravida ,perguntem ao seu medico se voce ja teve essa doença, pois ela pode ser transmitida para o bebe.

Um xeiro

thayna








7 comentários:

  1. Super dica... Amei o post amiga. Tenha um lindo feirado!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga isso é super sério mesmo, é uma doença que a gestante pode pegar do Gato... uma prima que mora em outra cidade pegou esse virus e a bebe dela nasceu muito doentinha.
    Quando tava gravida do Lucas fiz o exame e deu que eu ja tinha tido a doença e fiquei até mais aliviada já que só se pega uma vez.


    ADOREI a postagem!

    ResponderExcluir
  3. É mt importante esse alerta. Qd estava grávida tinha uma gatinha aqui em casa, então fiz vários testes, graças a Deus td ok. Mas acabei enjoando da gatinha e mandei pra cas da minha tia kkkkkkk é mole?!
    Tô com sorteios no blog passa lá, bjs
    http://cphilene.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Que assunto sério, né? Que bom ter mamães blogueiras em pesquisa. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Otimas informações...
    Por isso é tão importante fazer todos os exames...
    Fico pensando nas mãezinhas que não fazem por morar em lugares precarios e sem condições de fazer...
    E que bom que vc não esta com a doença ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Quando falam de exames, na gravidez, sempre tive medo do resultado...é sempre bom, termos todas as informações né.... e que óootimo que vc ta livre disso e a bebê tbm ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu tb tive antes da gravidez. São tantas coisas que a gente nem se dá conta né??? Bjs

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Isso significa que voce gostou.