Sindrome do bebe sacudido

Mães vocês conhece a Síndrome do bebe sacudido?? Eu até fim de 2011 não sabia até que minha mãe me disse. O marido sacudia demais Alycia, sabe aquela fase que a gente adora apertar os filhos fazer maldade??.... Minha mãe falava: não faz isso que passou na TV da síndrome do cérebro sacudido. Eu achava que era mentira da mamãe, que ela queria preservar a Alycia, mas tudo era verdade. Varias vezes ouvi falar da síndrome, e hoje deixo um artigo para vocês conhecerem melhor.


Bebês e crianças menores de dois anos são muito frágeis e precisam de atenção redobrada quando sofrem algum tipo de acidente. Os pais também devem ficar atentos a algumas reações tomadas quando, por algum tipo de irritabilidade ou choro excessivo do bebê, acabam sacudindo a criança de forma mais brusca, possibilitando o desenvolvimento da Síndrome do Bebê Sacudido. O termo descreve uma série
de sinais e sintomas que ocorrem quando a criança é sustentada pelas extremidades ou pelos ombros e é chacoalhada de forma mais severa. A consequência: danos cerebrais que, em alguns casos, podem ser irreversíveis.

A pediatra Kátia Soares, do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado aoMinistério da Saúde, explica os perigos que a Síndrome do Bebê Sacudido pode ocasionar: “A cabecinha da criança é proporcionalmente maior e mais pesada que o restante do corpo e os ligamentos do pescoço são mais fracos, então o movimento de ir pra frente e pra trás pode romper os vasos e lesionar o cérebro do bebê”. Os danos vão desde irritabilidade, dificuldade para ficar acordado, vômito, a até convulsões, coma, cegueira – já que o chacoalho pode causar sangramento na retina, podendo ocasionar problemas visuais – e, inclusive, pode causar a morte.

A Síndrome é diagnosticada quando a criança chega à emergência do hospital, para atendimento em função de algum dos sintomas listados acima e quando o profissional de saúde vai investigar o motivo do problema pode-se chegar à esta conclusão. “Muitas vezes o problema está associado à questão de maus tratos, mas não obrigatoriamente”, esclarece Kátia Soares. A médica também alerta que, em geral, as famílias demoram a procurar o atendimento médico, por acharem que o mal estar da criança pode ser passageiro. “Quanto menor a idade da criança, maiores são as lesões e as consequências das lesões”, enfatiza.

O Ministério da Saúde criou o manual “Notificação de Maus–Tratos contra Crianças e Adolescentes pelos Profissionais de Saúde” para estabelecer normas e esclarecer dúvidas sobre como agir em caso de suspeita de violência. O documento cria normas técnicas e rotinas de procedimento para orientar os profissionais sobre como realizar o registo e a notificação.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também disponibiliza treinamento para os profissionais em toda rede pública, ampliando os serviços sentinelas de notificação e assistência aos agredidos.

Fonte:blog.saude



16 comentários:

  1. Eu já conhecia desde quando estava gravida e fazia pesquisas na internet.
    Aqui sempre me vigiava quando ia colocar ele para dormir no colo para não ficar balançando ninando, mas acho que deve ser somente para quem sacode mesmo.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Post muito informativo, sabia dos problemas de sacudir de mais a cabeça do bebê, mas não conhecia a nomenclatura
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sabia disso menina
    E todos já gosta de sacudir o bebê
    Poderia ser mais divulgado isso
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu sabia dessa sindrome ,
    e nem gosto que sacuda o meu bebe mesmo que de brinacadeira morro d medo
    e tem gente que adora sacudir
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Para mim é novidade que bom que vc postou assim agora já sei, ning vai sacudir o meu bb quando nascer...
    http://euvireimamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar e é super perigoso, temos que tomar muito cuidado! bjo
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, muito informativo eu nem conhecia
    beijinhos
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quando Miguel estava bebe não sabia disso... um tempo pra cá que fiquei sabendo ! Sério isso hein !!!
    beiijos

    http://queromaisumanjo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ótimo alerta! Os bebês precisam ser tratados com muito carinho e cuidado!
    Beijos!
    Luciana
    www.lumaedamalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. òtima postagem esse é um rico que muitos não sabem
    Bjs!!

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia disso! Ótimo post... assunto muito sério!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. amiga muito importante esse assunto já vi na tv,
    algumas matéria, na net assunto sério que tem que ser divulgado
    (¯`v´¯) Linda noite
    `*.¸.*´ ?Minha amiga
    ¸.•´¸.•*¨) ¸.•*¨)?bjão
    (¸.•´ (¸.•´ .•´ ¸¸.•¨¯`•.(¯`v´¯)
    .`·.¸.·´ ?
    ¸.·´¸.·´¨) ¸.·*¨)
    (¸.·´ (¸.·´ .·´ ¸http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ja tinha ouvido falar, importante este post!

    Obrigada pelo carinho lá no MR, como o comentario no post Andadores usa ou não? Saber a sua opinião é muito importante para mim!
    Beijos e fica com Deus
    Gleysa
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa eu nunca tinha ouvido falar, adorei aprender... Ainda bem que nunca fui de sacudir o Isaac. Ufa!!! Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  15. Vish, sabia disso não, eita....
    Ótima informação, bjs

    ResponderExcluir
  16. Thayna li uma reportagem falando sobre esse assunto quando ainda estava grávida, tinha pavor, eu que já sou cuidadosa ao extremo, nunca deixe meu marido brincar de jogar as meninas, morria de medo.

    Ótima postagem.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Isso significa que voce gostou.